Caros motoristas fiquem atentos aos prazos do Licenciamento 2019

Contexto sobre os serviços de um despachante
18 de dezembro de 2018
CNH Digital
22 de agosto de 2019
Exibir tudo

Muito tem se falado nos meios de comunicação sobre os impostos veiculares desde o início do ano, já passamos da metade de 2019, e estas obrigações tributárias já serão fiscalizadas, contudo alguns podem ter dúvidas em relação a este tema, tal como, o que é o Licenciamento?

Segundo o DETRAN, o Certificado de Registro e Licenciamento de veículos (CRLV) é o documento de registro e identificação, de porte obrigatório, para trafegar com o veículo. A renovação do licenciamento é uma obrigação anual do proprietário de veículo automotor, reboque e semirreboque para que o veículo esteja em condições legais de circulação.

O licenciamento é realizado automaticamente, mediante o pagamento das obrigações anuais que incidem sobre a propriedade do veículo. Para ter o CRLV liberado, o veículo não pode apresentar multas em aberto (multas suspensas não impedem o licenciamento).

Os valores e o prazo para pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), seguro obrigatório e taxa de licenciamento, são divulgados no início de cada ano.

De acordo com o diretor do Detran, Kleyverson Rezende. “O Código de Trânsito Brasileiro determina que conduzir veículo que não esteja registrado e devidamente licenciado gera infração gravíssima, cujo valor da multa é de R$ 293,47, além de sete pontos na carteira e remoção do automóvel”.

Os carros com placas finais 1 a 5 deverão ter a nova certificação até 31 de julho. Para os veículos com placas finais 6 a zero, o limite é 31 de agosto.

Após o pagamento das taxas, o dono de carro deve ficar atento, se não há multas. As autuações não pagas podem impedir a liberação do documento.

Conforme o Art. 133 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O passo a passo é o seguinte:

  1. Efetue o pagamento do IPVA, Seguro Obrigatório, Taxa de Licenciamento e multas (se houver);
  2. O pagamento deve ser feito na rede bancária credenciada, obedecendo ao prazo estipulado pela Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) para o ano em exercício;

Após o pagamento dos débitos, o CRLV será emitido e entregue pelos Correios ao endereço do proprietário do veículo.

Naqueles casos em que o proprietário do veículo necessite do CRLV do ano atual com urgência.  Após quitar todos os débitos, dirija-se à Unidade de Atendimento do Detran-MG e solicite a emissão.

Se você é daqueles que preferem resolver estas questões presencialmente, com rapidez, por não ter facilidade de acesso à internet, para andar conforme a lei, entre em contato conosco, poupe tempo, que com agilidade e comprometimento iremos resolver a sua situação, além de evitar dor de cabeça com multa.

Fonte: Detran MG

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat