Você sabia que agora a CNH também tem sua versão digital?
Quem nunca foi dirigir seu veículo e quando se deu conta havia deixado a habilitação para trás?
Pois é, muitos esquecem de tudo para trás, de menos o celular. Este problema é frequente, o dia a dia costuma ser corrido, os indivíduos ás vezes deixam algo pra trás, principalmente quando estão com pressa ou vão viajar, no entanto já foi criada uma alternativa para resolver esta situação, saiba mais no conteúdo abaixo:
Muitas pessoas costumavam ter que voltar em casa para buscar este documento que é de porte obrigatório ao se conduzir um veículo. Segundo o Art. 232 – Conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório acarreta em uma Infração leve na qual o motorista perde 3 pontos na carteira, tem como penalidade uma multa de R$ 88,38, além de Medida administrativa, que ocasiona na retenção do veículo até a apresentação do documento.
No entanto agora não é mais necessário correr este risco, pois foi criada a CNH digital. De acordo com o Detran, a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e) armazena todas as informações da CNH impressa, garantindo a autenticidade do documento. A CNH-e só pode ser gerada para os condutores que possuem a última versão da CNH impressa, que conta com um QR Code (CNH’s emitidas a partir de maio de 2017).
O condutor que possuir uma CNH sem QR Code pode solicitar a 2ª via de sua CNH física ou renovação da CNH, se o documento estive próximo ao vencimento. Caso solicite algum tipo de alteração de dados no documento de habilitação, a CNH alterada também será emitida com QR Code. A versão digital é gratuita e opcional.
A CNH digital possui a mesma validade do documento de habilitação impresso e funciona por meio de um aplicativo de celular gratuito. O documento é acessível offline, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados.
A versão impressa continuará sendo emitida normalmente, mas o condutor poderá dirigir apenas com a CNH-e que é válida em todo território nacional. Nesse caso, deverá atentar para o funcionamento do smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada.
FIQUEM ATENTOS! Somente um dispositivo poderá estar conectado à CNH Digital, não sendo possível o acesso por meio de um celular que não esteja vinculado ao cadastro do condutor no Denatran. Em caso de perda ou furto/roubo do celular, o condutor deverá bloquear a CNH-e no Portal de Serviços do Denatran. É possível também habilitar o novo celular para o qual a CNH Digital será transferida.
Passo a passo do processo:
O condutor deverá primeiramente se cadastrar no site do Denatran. Para realizar o cadastro.
O interessado deverá baixar o aplicativo pela Google Play Store ou pela App Store, dependendo do sistema operacional do celular.
No primeiro acesso, após o condutor digitar o CPF e a senha cadastrada no site do Denatran, será necessário cadastrar o código PIN (quatro números escolhidos pelo condutor). Depois desse registro, a CNH-e poderá ser visualizada no aplicativo. Para garantir a segurança das informações, o código PIN será exigido todas as vezes em que o acesso ao documento for requisitado.
Portanto esta é mais uma novidade que com o avanço da tecnologia vem para facilitar a vida dos motoristas, tempo é dinheiro, conte sempre com a Betim despachante para poupar seu tempo, e ter mais comodidade na hora de resolver questões burocráticas, dos ramos veicular ou imobiliário.
Fonte: Detran MG